sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Os benefícios do Kefir


Esse textão eu escrevi pro grupo Saúde com Kefir (facebook) da minha amiga Márcia Magal. E ilustra bem os benefícios do meu amado kefir. 

1ª parte:



Oieeee, já faz um tempão que eu não faço um rasante por aqui e deixo a Márcia doida. kkkkk
Enfim, vida corrida, rotina agitada e quase não sobra tempo pra nada. Mas hoje eu me dei uma folga (aproveitando que o maridão foi viajar e que se eu não quiser fazer comida, não tem problema), e passei só pra dizer mais uma vez aquilo que todo mundo aqui já sabe, mas que nunca é demais repetir. Passei pra contar pra vocês sobre NOVE benefícios comprovados do KEFIR. Isso mesmo, enquanto eu e você apenas saboreamos essa maravilha, tem um monte de cientistas malucos por aí investigando tudo, tudinho mesmo, pra que nós tenhamos cada vez mais orgulho dos nossos amiguinhos! 
Vamos lá conhecer um pouquinho mais sobre eles?


1. A Fantástica fabrica de... nutrientes!

Kefir é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou de cabra. Isso é feito através da adição de “sementes” de Kefir ao leite.

Durante um período de mais ou menos 24 horas, os micro-organismos nas sementes multiplicam-se e fermentam os açúcares no leite, transformando-o em kefir. Em seguida, as sementes são removidas do líquido podendo ser usadas novamente. Então, basicamente, o kefir é a bebida, mas as sementes de kefir são o "start kit" que você usa para produzir a bebida.

De origem de partes da Europa do Leste e Sudoeste da Ásia, o nome é derivado da palavra turca Keyif, que significa "sentir-se bem" depois de comer. As bactérias do ácido láctico transformam a lactose no leite em ácido láctico, assim o kefir possui gosto azedo como o iogurte, porém tem uma consistência mais fina.

Uma poção de 175ml de kefir de leite contém:

Proteína: 6 gramas.

Cálcio: 20% do VDR.

Fósforo: 20% do VDR.

Vitamina B12: 14% do VDR.

Riboflavina (B2): 19% do VDR.

Magnésio: 5% da VDR.

Uma boa quantidade de vitamina D.

Cerca de 100 calorias, 7 a 8 gramas de carboidratos e 3 a 6 gramas de gordura, dependendo do tipo de leite que é usado. O kefir também contém uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e peptídeos que contribuem para a saúde.

Versões sem leite de kefir podem ser feitas com água de coco, leite de coco e outros líquidos doces. Estes não têm o mesmo perfil de nutrientes como kefir à base de produtos lácteos.

Conclusão: Kefir é uma bebida de leite fermentada, rica em proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B.

Isso não é maravilhoso? Além de ser delicioso ele também pode ser muito saudável. Claro que tudo isso aí em cima vai depender de um ponto fundamental: o que você mistura no seu Kefir pra comer? Quanto mais natureba ele for, mais será benéfico pra sua saúde. Mas não se preocupe, você ainda pode bater ele de vez em quando com aquele suco de pozinho pra ficar igual aquele iogurte de marca famosa. Mas só de vez em quando, ok? 
Daqui a pouco eu volto com o 2º beneficio do Kefir.
Bjos de leite!

2ª parte:


Olha eu aqui com outros benefícios do nosso amadinho! O primeiro post ficou meio grandinho, por isso, achei melhor dividir em partes (não me comparem ao Jack por favor, essa piada já está batida!) 
Bom, mas deixa eu parar de enrolar, senão já já você foge, achando que sou maluca (tudo bem, eu assumo que não sou muito normal.)

2. Kefir é um probiótico mais poderoso do que o iogurte. E mais gostoso também!

Alguns micro-organismos (uí, descobri que pela regra ortográfica nova essa palavrinha aí ganhou o hífen. Será que só eu ainda não sabia?) podem ter efeitos benéficos para a saúde quando ingeridos. Conhecidos como probióticos, esses micro-organismos podem influenciar a saúde de várias maneiras, incluindo a digestão, controle de peso e saúde mental (vocês devem estar questionando essa parte agora, afinal como já disse eu não sou muito normal). O iogurte é o alimento probiótico melhor conhecido na dieta ocidental, mas, na verdade, o Kefir é uma fonte muito mais potente.

As sementes do kefir contêm cerca de 30 estirpes de bactérias e leveduras, tornando-se uma fonte de probióticos muito rica e diversificada. Outros produtos lácteos fermentados são feitos a partir de não tão numerosas estirpes, e não contêm quaisquer leveduras.

Conclusão: O kefir contém cerca de 30 micro-organismos diferentes, tornando-se uma fonte de probióticos mais potente do que outros produtos lácteos fermentados.

3. Propriedades antibacterianas potentes.

Alguns probióticos do kefir atuam contra infecções e isso inclui o probiótico Lactobacillus kefiri, que é exclusivo dele, e estudos mostram que este probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias, incluindo Salmonella, Helicobacter Pylori (famosa H. Pylori, que sempre ouvimos o pessoal que tem dor de estomago reclamar que o médico descobriu esse bichão no estomago), e E. coli (opa, essa aqui é perigosa, principalmente para crianças. Dá uma pesquisada na internet pra saber o quanto esse bichão microscópico pode fazer estrago!). O Kefiran, é um tipo de carboidrato presente no kefir, também possui propriedades antibacterianas (ele meio que funciona como uma vacina contra essa galera do mal, que tenta invadir nossos corpinhos diariamente).

Conclusão: Kefir contém o probiótico Lactobacillus kefiri, e o kefiran, os quais podem proteger contra bactérias nocivas.

4. Proteção da saúde óssea e redução do risco de osteoporose. Mulheres piram nessa informação!

A osteoporose (ossos "porosos") é caracterizada pela deterioração do tecido ósseo e é um enorme problema nos países ocidentais, sendo especialmente comum entre as mulheres idosas, dramaticamente aumentando o risco de fraturas.

Garantir uma ingestão adequada de cálcio é uma das maneiras mais eficazes para melhorar a saúde óssea e retardar a progressão da osteoporose.

O kefir feito a partir de produtos lácteos integrais não é apenas uma grande fonte de cálcio, mas também de vitamina K2, que desempenha um papel central no metabolismo do cálcio; sua suplementação pode reduzir o risco de fraturas até 81%. Como disse antes, isso depende do que você consome junto com o Kefir bonitinhas. Não adianta nada comer uma bacia de Kefir e depois tomar um balde de café preto, ok? O café é um roubador de cálcio e leva embora tudo que você consumiu. Vale buscar na net uma listinha de alimentos que costumar roubar esse cálcio precioso do nosso organismo, você vai se surpreender com alguns alimentos "inocentes".

Estudos recentes em animais mostraram que o kefir pode aumentar a absorção de cálcio pelas células ósseas. Isto leva a uma melhor densidade óssea, o que deve ajudar a prevenir fraturas. (manhê, olha aí o que eu te avisava e vc não ouvia, agora tá aí com o joelho moído a tôa!)

Conclusão: O kefir feito a partir de laticínios é uma excelente fonte de cálcio. Se produzido a partir de produtos lácteos sem a retirada da gordura, ele contém vitamina K2 com benefícios importantes para a saúde óssea. (leite integral, garotos e garotas, nada de semi ou desnatado! E pode comer sem culpa, pois a gordurinha a mais se transforma em vit. K2 e faz um bem danado!

Tá... Isso cresceu mais do que o previsto. Vou ali comer um kefir e volto daqui a pouco com os outros benefícios. É o tempo de cortar uma frutinha dentro e já volto. 
Bjos de Leite

3ª parte

Ufa, está acabando!
Só faltam cinco, e vou tentar empurrar tudo por aqui pra não fracionar demais o material, ok?
Vai valer a pena ler mais um pouquinho, pois eu garanto que no final você vai ficar ainda mais feliz com esses poderosos amiguinhos! Depois de descobrir tudo que eles podem fazer por nós, tenho certeza que você vai cuidar com ainda mais carinho deles!
5. Proteção contra o câncer (Proteção, ok? Não vai abandonar o tratamento médico por ter lido errado!)
O câncer é uma das causas principais de morte no mundo. Ele ocorre quando existe um crescimento descontrolado de células anormais no corpo, tal como um tumor.
Os probióticos em produtos lácteos fermentados são apontados como inibidores do crescimento tumoral, reduzindo a formação de compostos carcinogênicos, bem como estimulantes do sistema imunológico. Este papel protetor tem sido demonstrado em vários estudos em tubo de ensaio.
Um estudo descobriu que o extrato de kefir reduziu o número de células de câncer de mama humano em 56%, em comparação com apenas 14% quando usado extrato de iogurte. No entanto, precisamos tomar esta informação com cautela desde que ela está longe de ser comprovada em seres vivos. Mais uma vez eu aviso os desavisados que você pode complementar o tratamento médico, nunca substituir, ok? Vale consultar seu médico sempre que tiver em duvidas sobre se pode ou não consumir o Kefir. Ahhhhh, e alguns não sabem o que é e como funciona, então vale imprimir um explicativo pra entregar ao Dr. Quem sabe ele não se anima e te pede uma muda?
Conclusão: Alguns estudos em tubos de ensaio e em animais mostraram que o kefir pode inibir o crescimento de células cancerosas. Isto ainda não foi estudado em pessoas.
6. Os Probióticos podem ajudar em vários problemas digestivos
Os probióticos como o kefir podem ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino e é por isso que eles são altamente eficazes para muitas formas de diarreia.
Há também uma grande quantidade de provas que os probióticos e alimentos probióticos podem ajudar em todos os tipos de problemas digestivos, incluindo a síndrome do intestino irritável (IIS), úlceras causadas por infecção por H. pylori, gastrite e vários outros . Por esta razão, o kefir pode ser útil se você tiver problemas de digestão.
Conclusão: Os probióticos como o kefir podem tratar várias formas de diarreia. Eles também podem levar a grandes melhorias em várias doenças do aparelho digestivo.
7. O kefir é geralmente bem tolerado por pessoas que são intolerantes à lactose
Laticínios regulares contêm um açúcar natural chamado lactose. Muitas pessoas, especialmente os adultos, são incapazes de quebrar e digerir a lactose corretamente. Esta condição é chamada de intolerância à lactose.
As bactérias lácticas em alimentos lácteos fermentados (como kefir e iogurte) tornam a lactose em ácido láctico, por isso, esses alimentos são muito mais baixos em lactose que o leite, e também contêm enzimas que podem ajudar a quebrar a lactose ainda mais.
Devido a isso, o kefir é geralmente bem tolerado por pessoas com intolerância à lactose, pelo menos, quando comparado ao leite normal. Mais uma vez vou lembrar que na duvida é bom consultar o médico! Nunca brinque com a sua saúde. O objetivo desse material é ajudar a conhecer melhor nossos amiguinhos e não estragar a saúde de ninguém, please!
Saiba também que é possível fazer kefir 100% livre de lactose, usando água de coco, suco de frutas ou qualquer outro fluido não lácteo (olha o kombuchá e o Kefir de água aqui. Não vai colocar o de leite que vai dar mer**... Ahhhh, e sempre que for fazer arte com os bonitinhos, deixe uma colonia de reserva, vai que dá errado.)
Conclusão: As bactérias lácticas já pré-digerem a lactose no kefir. Pessoas com intolerância à lactose, muitas vezes podem ingerir o kefir sem problemas.
8. Melhora dos sintomas de alergia e asma
As reações alérgicas são causadas por uma reação inflamatória contra substâncias ambientais inofensivas.
Pessoas com um sistema imunológico mais sensível são mais propensas a alergias, o que pode causar doenças como a asma.
Em estudos em animais, o kefir foi mostrado para suprimir as respostas inflamatórias relacionadas à alergia e asma. São necessários estudos em humanos para explorar melhor estes efeitos.
Você deve ter lido agora a pouco o que eu disse dele ser um antibactericida. Pois é, por isso que as infecções respiratórias diminuem bastante!
9. Fácil de fazer. (Esse eu nem precisava listar, mas... Sempre é bom lembrar mais uma vez!)
Se você não tem certeza sobre a qualidade do kefir comprado no comércio, então você pode facilmente fazê-lo em casa: E quando combinado com algumas frutas frescas, torna-se uma deliciosa sobremesa. (No Brasil, eu acho, ainda não é possivel compra-los pronto para o consumo. Mas esse alerta vale pra quem quer comprar as sementes nos sites que fazem fortuna com nossos lindinhos: Não compre Kefir!!! O Kefir bom é aquele que recebemos da doadora, em mãos ou por carta. É aquele que nos une numa página como a da nossa amada Márcia, que está sempre pronta a ajudar e acolher no que for preciso com relação ao KEFIR. Comprar nesses sites aí é a garantia de um produto de baixa qualidade e que pode ser até prejudicial, uma vez que para obter lucros, muitas vezes eles cultivam sementes em situações absurdas.)
Agora que já sabemos um pouquinho, convido vocês a me acompanharem num delicioso KEFIR geladinho com banana, maçã e granol. Alguém aceita?

Dica final:

Oieeee... Voltei só pra dar mais uma dica:

Você pode dar Kefir para seus pets comerem pelo menos uma vez por dia! Todos os benefícios que recebemos com o consumo de Kefir diariamente também se estende para os nossos peludos, que além de ficarem com uma saúde de ferro, ainda ficarão com os pelos cada dia mais fortes e sedosos, com uma queda bastante reduzida. Vale à pena dividir com quem amamos aquilo que nos faz bem! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário