Muita gente ainda não conhece essa maravilha. Alguns nunca nem ouviram falar e outros conhecem o seu iogurte, mas não pelo nome.
O Kefir é um probiótico natural que promove diversos benefícios a saúde de quem o consome. Ele ajuda nosso organismo a se reequilibrar e com isso vamos percebendo diversas mudanças benéficas, como normalização das funções intestinais, melhoras na pele, interrupção da queda de cabelo, etc. A gente sabe que a fibromialgia é terrível e acaba com a gente em vários níveis. Apresentamos tantos sintomas, tantos problemas, que as vezes é até difícil acompanhar com medicações e só vamos detonando ainda mais a nossa saúde com tantos remédios. Lógico que o Kefir não substitui eles, mas ajuda nosso corpo a reforçar as defesas e em alguns casos os remédios vão se tornando obsoletos com o tempo e o próprio médico acaba por retirar alguns deles, gradualmente.
Mas vamos lá, o que exatamente é o Kefir?
Kefir é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou cabra. Isso é feito através da adição de sementes de kefir ao leite.
Durante um período de mais ou menos 24 horas, os micro-organismos nas sementes multiplicam-se e fermentam os açucares no leite, transformando-o em kefir. Em seguida, as sementes são removidas do liquido, podendo ser usadas novamente. Então basicamente o kefir é a bebida produzida e as sementes são os "start kit" que você usa para produzir a bebida.
De origem de partes da Europa do Leste e Sudoeste da Ásia (montanhas do Cáucaso), o nome é derivado da palavra turca Keyif, que significa "sentir-se bem" depois de comer. As bactérias do ácido láctico transformam a lactose no leite em ácido láctico, assim o kefir possui gosto azedo como o iogurte, porém tem uma consistência mais fina. Além da diferença na consistência, o kefir tem outras tantas diferenças do iogurte, entre elas a presença de uma quantidade mais alta de bactérias benéficas a nossa flora bacteriana natural.
O kefir é sem sombra de dúvidas um produto maravilhoso, e eu poderia fazer um blog inteirinho sobre o assunto, mas eu perderia um tempão e ele não chegaria nem aos pés do que o feito pela minha amiga Márcia Magal. Lá vocês vão encontrar todas as informações que desejarem sobre o kefir. Vou colocar deixar o link aqui embaixo pra quem quiser ir dar uma olhadinha! Eu recomendo pois vale muito a pena.
Além disso a Márcia administra um grupo no face, o Saúde com Kefir, também vou colocar o link aí embaixo. Solicita entrada lá, leia o material de orientação, aprenda a cultivar o Kefir e solicita o seu. Ah, lá você encontra uma lista de doadores, e sempre encontra alguém disposto a doar uma muda pra você começar a produzir o seu. Aliás, kefir bom é kefir doado, então não vai sair por aí pesquisando onde comprar o kefir, pois com certeza você acabará tendo problemas com essa galera que produz apenas com a intenção de vender. Comprar kefir na internet é roubada e você pode receber em casa uma colonia que foi cultivada sem as mínimas condições de higiene e que podem estar contaminadas por fungos e bactérias nocivas. No grupo a chance disso acontecer são pequenas, pois o pessoal lá cuida do kefir com carinho. Num post mais pra frente eu vou compartilhar um texto que fiz pro Saúde com kefir, contando pra vocês tudo que o kefir pode fazer por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário