Genteeee,
ontem eu achei uma receita de sabão e quando mostrei para a Márcia Magal e a Beth Santos (duas amigas e as adm's do grupo Saúde com Kefir) , elas sugeriram testar fazer com o kefir de leite pra ver como ficava.
Como eu adoro uma boa brincadeira de cientista maluca, adorei a ideia e hoje fui pra cozinha.
Vou passar os ingredientes e depois contar o passo a passo pra facilitar a vida de vocês!
Eu dei uma mudada na formula original pra se encaixar melhor nas minhas expectativas e não é que ficou muito bom?
*************Receita:*********
1 barra de sabão de coco ou sabão neutro picado
3 colheres de sabão em pó
3 colheres de detergente
1/2 sabonete dos mais baratos picado
200 ml de água fervente
200 ml de água bem gelada
100 ml de kefir de leite gelado (tirem os grãos, pelo amor de Deus)
170 ml de vinagre
1 colher de água sanitária (opcional para meia receita)
Coloque todos os secos no liquidificador e a água fervente. Ligue e deixe bater para derreter tudo. Você vai ver que o negócio vai espumar e subir e por isso vai jogar o vinagre aos poucos. Depois que tiver bem derretidinho, acrescente a água gelada. Quanto mais gelada melhor só não use gelo. A água gelada é necessária para homogenizar mais rápido a mistura (Na primeira tentativa eu fiz só com água quente e tive que ficar levando ao frezzer depois pra poder dar a textura).
Você vai perceber que quando esfria a mistura engrossa um pouquinho. Coloque o kefir e bata mais um pouco. Eu bati por mais ou menos 10 minutos depois que coloquei o kefir. Ahhh,na primeira tentativa, como eu usei a água toda fervente, o negócio ainda estava super quente quando coloquei o kefir e eu senti como se tivesse colocando um dos meus gatinhos pra cozinhar, foi terrível a sensação, até chorei de dó. Quando testei com a água gelada, percebi que fiquei mais tranquila na hora de colocoar o kefir, pois a mistura já tava mais morninha...
Enfim, vamos continuar?
Quando estiver mais grossa a mistura e você perceber que está bem misturada, é só colocar em um pote plástico quadrado e levar a geladeira. É importante que ele fique lá até solidificar, pois no começo ele fica parecendo uma gelatina.
Eu coloquei metade num pote e a outra metade eu bati com uma colher de água sanitária. E vou falar que na hora de lavar o liquidificador eu raspei o que sobrou e coloquei no meu paninho de pia. O bichinho, que já estava pedindo lixo, ficou alvinho. Amei o resultado!
Ahhh, pra avisar: Ele fica mais molinho que o sabão normal, por isso acho que precisa ser conservado em geladeira e na hora de usar (eu ainda não testei o meu) é bom colocar num porta sabão, pro caso dele ficar pastosinho.
Deixei um pedaço fora da geladeira pra ver como se comporta e daqui a pouco vou fazer janta e vou poder testar na louça.
Roupas eu vou lavar a semana que vem e quero testar também. Pela quantidade que rendeu, se limpar bem mesmo, eu vou economizar horrores de sabão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário