Algumas pessoas me perguntaram o que é fibromialgia e então resolvi fazer esse post apenas pra tentar esclarecer o que é. Bom, a verdade é que mesmo tendo fibro a mais de 5 anos, eu ainda sei bem pouco sobre ela, pois cada individuo sente ela de uma maneira e nem todos tem os mesmos sintomas, e também por que pouco se pesquisa sobre ela. Infelizmente as pessoas preferem acreditar que seja uma doença emocional, do que reconhecer a gravidade e seriedade do assunto. Até por isso, acho que é tão difícil precisar sua origem, sua causa ou tratamento especifico. Mas vamos lá, vamos tentar esclarecer um pouquinho sobre o que é.
Fibromialgia é uma síndrome em que a pessoa sente dores por todo o corpo durante longos períodos, com sensibilidade e dor forte nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles. E pode acreditar no que eu digo, é uma doença horrível e muito cruel.
A fibromialgia está diretamente ligada também à fadiga, distúrbios do sono, dores de cabeça, depressão e ansiedade. E alguns pesquisadores acreditam que a síndrome é causada por um descontrole na forma como o cérebro processa os sinais de dor. Segundo esses médicos, a fibromialgia faz com que o nosso cérebro interprete a dor de forma diferente e exacerbada, é como se o que pra algumas pessoas é apenas um leve incomodo, pra um fibromialgico é como se fosse um ferro em brasas passando pelo corpo ( um bom exemplo disso é quando fazem cafuné na gente e nosso corpo interpreta como se tivessem arrancando nossos cabelos - isso acontece muito comigo).
As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome. Confira:
- Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome
- Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia
- Distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome.
- Dor generalizada: a dor associada à fibromialgia é constantemente descrita como uma dor presente em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar. Isso quando passa.
- Fadiga: pessoas portadores dessa síndrome frequentemente acordam já se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, a exemplo da apneia e da insônia. As vezes a impressão é de que não dormimos nada durante o período de sono e constantemente passamos por preguiçosos.
- Dificuldades cognitivas: para os portadores de fibromialgia, é mais difícil se concentrar, prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental. Temos a memória de um peixe dourado e isso pode causar muitos problemas pra gente. Antigamente eu conseguia fazer dez coisas ao mesmo tempo, mas atualmente mal consigo ler um livro e prestar atenção na história. Eu não lembro nada do filme que assisti com meu filho essa semana. Isso é horrível e faz com que a gente passe por pessoas desatentas.
- Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável). Não é só o intestino que sofre. A vida sexual da pessoa também vai pra merda. É comum ouvir mulheres com fibro reclamarem de dor durante as relações. Isso acaba transformando nossos relacionamentos e acaba nos distanciando de quem amamos.
- Problemas de memória e de concentração (eu já tinha falado sobre isso?)
- Formigamento e dormencia nas mãos e pés, que fazem com que a gente sempre se machuque nas coisas. Eu já enfiei a mão no óleo quente e nem senti. Só me dei conta quando meu marido avisou o que estava acontecendo. Eu nem sei o que aconteceu. Não lembro como foi a situação.
- Palpitações e tremores. É comum a gente acordar tremendo ou ter palpitações e achar que vai infartar só de levantar da cama.
- Redução na capacidade de se exercitar. E novamente somos tidos como preguiçosos. O que as pessoas não entendem é que pra gente a rotina não é tão simples. E fazer exercícios é muito bom, os médicos recomendam veemente, mas isso é muito doloroso e pode acabar não rendendo o resultado esperado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário