segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Carnaval dos horrores...

Gente eu não sou fã de carnaval e não tenho problema nenhum em assumir isso.
Acho uma grandessíssima perda de tempo e de dinheiro, principalmente para a industria que acaba parada nesses dias, mas aceito calada, já que sou voto vencido contra os milhões de brasileiros que amam o carnaval.
A questão é que parece que quanto menos a gente gosta de uma coisa, mais ela persegue a gente.
Já tem uma semana que o lugar onde moro está em festa por causa do carnaval e todos os dias está tendo um show diferente. Bandinhas locais, coisa de interior do nordeste, com muito forró, axé, arroxa e outros gêneros.
Até aí, ok! eu moro a mais de 4 quilômetros de onde está montado o palco. Seria tranquilo, se eles não exagerassem tanto no som, que é tão alto, que parece que tem um trio elétrico passando na minha sala. E pra ajudar, essas casas antigas tremem horrores com o som do grave das caixas.
Agora, imaginem os ouvidos de quem está lá, na festa propriamente dita?
Pior que nem adianta reclamar ou ligar para a policia, já que ela faz o apoio da festa e se não mandou abaixar o som, mesmo tendo que ficar com os ouvidos praticamente colado nas caixas, imagina se vão ouvir o rádio da patrulha pra pedir que diminuam a intensidade... haha.
A coisa aqui é de doer!! Ainda se as bandas locais fossem boas, a gente dava um jeito de aceitar e continuar a vida, mesmo indo dormir as 4 horas da manhã com o barulho da festa e tendo que acordar as 7 hs com a vizinha surtada com as marchinhas, logo cedo. É pra minar qualquer bom humor que eu já não tenho!
Eu que gosto de silêncio, de paz, de música clássica baixinha...
Estou sofrendo!!!
E nem adianta reclamar, aqui é Bahia, a terra da alegria! Pena que eu não combino nem um pouco com o estado de espirito dessa terra que é linda, mas muito barulhenta.
Aqui tem até racha de som. Não sabe o que é isso? Agradeça! Põe teu joelho no chão e agradeça por não ter que saber.  Hoje mesmo é dia... Como não vai haver banda, eles colocam os carros de som na praça do mercado e ligam seus paredões no ultimo volume. Pra se ter uma ideia do tamanho dos monstros de som, eles não cabem nos carros em que são instalados e são então colocados em reboques imensos. Eu, que não entendo nada de som automotivo, acho que aquilo se parece com os equipamentos super altos de som das baladas que eu frequentava quando era mais nova e que não suportava ficar meia hora, sem ter que sair pra dar refresco aos ouvidos.
Imagina um lugar pequeno com 15/20 carros de som ligados ao mesmo tempo, com diversas musicas, de todos os estilos (a sofrência nessa hora reina absoluta, tanto nos carros como em mim e eu sofro, sofro de verdade com essa porcaria), e quando eles percebem que chegou um maior e mais potente, acabam migrando para outras praças do distrito e adivinhem? Tem uma na frente de casa, claro!
Bom...
O jeito é pegar o filhote e ir dar uma volta em qualquer lugar bem longe do alvoroço que estará esse lugar hoje e rezar pra quando chegar não terem transformado a frente da minha casa em penico publico, que aliás é o segundo maior problema aqui nessa época, e olha que a prefeitura até manda instalar banheiros químicos.
Vamos torcer para que eu sobreviva aos próximos 15 dias de agito que toma conta da região. Agora deixa eu me apressar pra sumir logo daqui, antes que eu acabe enlouquecendo de vez!!!

domingo, 26 de fevereiro de 2017

Ervinha boa 2

Mulungu

Mulungu é uma arvore tipica da região central do Brasil e é cheia de propriedades medicinais que podem nos ajudar muito com a fibromialgia. Eu gosto muito de tomar chá de mulungu, pois me deixa calma e relaxada e me ajuda muito com as dores.

As propriedades dessa planta incluem ação calmante, analgésica, diurética, hipotensiva, tranquilizante, antidepressiva, antibacteriana, antiespasmódica, tônica e anti-inflamatória. É muito eficaz para o tratamento de problemas psicológicos associados ao estresse. Estabiliza o sistema nervoso central e é excelente para tratar insônia, distúrbios do sono, dores reumáticas e nevralgias crônicas. Também é ótimo para neuroses, ansiedade, síndrome do pânico, histeria, agitação, compulsão, depressão e doenças como a esclerose, pressão alta, bronquite asmática e epilepsia. Atua como adjuvante no tratamento do fígado, pois possuí poder antioxidante e no coração ele atua como cardiotônico regulando o ritmo cardíaco e abaixando a pressão arterial. ]Ahhhh, e não esqueçamos que ele também é ótimo para parar de fumar, pois possuem alcaloides que bloqueiam os receptores da nicotina


Modo de usar:   Colocar 5 g de cascas de mulungu em uma xícara de água quente e deixar ferver por cerca de 10 minutos em chaleira tampada. Deixar descansar por 10 minutos e tomar não muito frio. 

Gestantes e pessoas que fazem uso de medicação para baixar a pressão devem tomar cuidado com o chá pois ele pode baixar muito a pressão. Tomar o chá à noite, antes de deitar, pois ele pode provocar muita sonolência. 



Alfazema


Poucas pessoas sabem que alfazema e lavanda são as mesma coisa. É um arbusto de flores azul violeta belíssimo, que medem de 30 a 80 centímetros. Seu cheiro é penetrante e aromático, sendo essa uma das suas principais características. 
Suas principais propriedades são analgésica, antisséptica, anti-espasmódica, anti-inflamatória, antitranspirante, aromática, calmante, carminativa (ajuda a não acumular gases intestinais),
cicatrizante, desodorante e tônica.
Ela ajuda a tratar dores de cabeça e a evitar a tão temida enxaqueca. Auxiliar no tratamento de gota e depressão, alivia a flatulência, náusea, congestão linfática, tosse, dores reumática, problemas digestivos e menstruais (regula a menstruação). Asma e bronquite também podem ser aliviados e os problemas circulatórios podem ser combatidos. Seu efeito calmante é ótimo pra quem sofre de tensão nervosa.

Modo de usar: 1 colher de sopa de folhas secas de alfazema para um litro de água. Ferva a água, apague o fogo e coloque as folhas. Abafe por 10 minutos, coe e tome. 

Evite o excesso de chá de alfazema, pois pode causar dores de estomago, por aumentar a produção de suco gástrico. Pessoas com ulcera devem evitar toma-lo.
Tomar de 3 à 4 xícaras médias por dia. Pessoas que tendem a sentir muito sono devem tomar menos.



Folhas de Cajueiro (caju)

O cajueiro é uma planta típica do norte e do nordeste do Brasil e pouca gente conhece todas as suas propriedades. Além de frutos deliciosos, ela é rica em propriedades medicinais e suas diversas partes podem ter efeitos diversos no organismo, dentre eles: adstringente, anti diabético, anti hemorrágico, anti-inflamatório, antirreumático, anti térmico, ulcerogênico, cáustico, diurético, laxante, purgante e vermifugo. 
O chá do cajueiro (folhas e cascas) é indicado pra curar fraqueza orgânica, debilidade muscular, regulação da glicose (anti diabético), tratamento de afecções catarrais, tosse, bronquite, escorbuto (nem sei se essa doença ainda existe, mas...), cólicas intestinais, psoríase, anti-inflamatório e anti-hemorrágico. 

Modo de usar: Colocar 30 gr de casca e folha secas em 1/2 litro de água quente. Deixar cozinhar por 10 minutos e descansar por mais 10 minutos abafado. Coar e tomar de 2 à 3 xícaras de chá por dia. 





Vale lembrar que todo chá possuí propriedades medicinais quando tomados com regularidade e constância. O ideal é que antes de iniciar o consumo de chás, seja do que for, é importante comunicar o médico assistente, para que o mesmo possa ver possíveis interações com a medicação já utilizada pelo paciente.

sábado, 25 de fevereiro de 2017

Anti social? Eu? Imagina...


Olha, não sei vocês, mas eu tenho um problema sério, com humor e com algumas manias meio perturbadas.
Eu até tento ser simpática com todos, mas não é toda hora que estou na boa com o mundo.
Sou o tipo de pessoa que passa por você na rua hoje, com sorriso largo no rosto disposta a ficar horas ali, conversando, jogando papo fora, escutando o que você tiver pra desabafar e no entanto no dia seguinte desviar o caminho, só pra não ter que te encontrar. Ou passar do seu lado e fingindo estar vendo uma estrela belíssima de brilho raro, ou caçando borboleta, só pra não ter que te cumprimentar.
Eu sou assim, fazer o quê?
Segundo o psiquiatra, isso é coisa de bipolar.
E como sou bipolar mesmo, já nem me importo mais com rótulos.
No começo eu sofria muito com isso, pois eu fazia sem perceber e quando via já tinha perdido uma amiga. Mas com o tempo eu fui percebendo que se a pessoa parou de conversar comigo por isso, foi uma escolha dela e que eu nada poderia fazer para evitar. Na verdade passei a dar graças por isso.
Percebi que elas só se afastaram mais rápido, mas que hora ou outra elas iriam fazer isso, por qualquer outro motivo.
Outro sintoma da bipolaridade são as mudanças repentinas de humor. Eu vou do amor ao ódio em segundos e sou capaz de gritar com quem quer que seja e enfrentar o mundo quando estou na fase da mania. Uma vez eu cheguei a brigar com um homem maior que eu, na porrada, pois ele estava batendo na mulher. Eu perdi o senso do perigo e fui pra cima do cara. Embolamos no chão e eu posso ter apanhado um bocado, mas mandei o babaca pro hospital. E não me arrependo!

Tem horas que eu fico obsessiva pelas coisas e tudo tem que ser muito. Esses tempos atrás entrei numa paranoia de só comer doce de abóbora. Foram dias comendo doce de abóbora igual uma louca. Comprava potes de doce e comia de manhã, de tarde, de noite e de madrugada. Eu acordava no meio da noite pra ir assaltar o potinho. Aliás eu amo esses doces, os laranjinhas retangulares, sequinhos por fora e bem molinhos por dentro. Na verdade nem são de abóbora (descobri recentemente que são de batata com aroma de abóbora. Me senti enganada, mas continuei comendo. rsrsrs). Mas como todo o resto essa fase também. Não é que eu tenha enjoado ou algo assim, só parei de comer todo dia e toda hora. Agora eu estou na fase do brigadeiro.

Ahhh, também tenho mania de ficar guardando comida pra depois. Eu não sou acumuladora e odeio bagunça... Só não mexa na comida do armário sem minha autorização! Principalmente se eu tiver comprado algo que eu perguntei se alguém mais em casa iria querer e todos disseram que não. Sou rainha em guardar pacotinho com pouquinho e mesmo que eu não vá usar aquilo eu gosto de saber que tenho. No caso do doce de abóbora ainda tem uns dois no armário, vai que me dá vontade de comer de novo!
Sei que é uma mania horrível, além de muito egoísta, mas não consigo mudar. Sei que beira o pecado acabar jogando comida fora por que passou do prazo por que eu fiquei com dó de comer. Tem amigos meus que falam que eu me apego com a comida e crio um vinculo de afeto. Acho que um psiquiatra qualquer iria me mandar internar por isso, mas o meu psi é gente boa. Ele não estimula o hábito, mas não fica me crucificando. Até já tomei remédio pra isso, mas como não via mudança nenhuma no meu comportamento eu acabei deixando a medicação de lado e nutrindo ainda mais essa minha loucura.
Sou do tipo de pessoa que gosta de ter comida de estoque. Mesmo morando só eu, meu filho e meu marido (isso quando ele está aqui), eu gosto de comprar tudo de muito. Eu nem gosto de comprar nada de pacote, já compro loga a saca que sei que vai ter bastante e quando está com 1/3 do total eu tenho que comprar de novo;
Tudo tem que ser de muito!
Não ligo pra roupas e como tenho uma mãe meio compulsiva pra roupas, acabo nem precisando comprar, pois ela passa pra mim todas as que ela enjoa ou que não serve mais. E eu não dou a mínima pra isso... Fiquei 4 anos sem comprar uma única peça de roupas e isso não me afetou em nada. Já mercado... Eu tenho que ir todos os dias.
Bom, acredito que a bipolaridade veio antes da fibro, mas como eu só fui diagnosticada depois dela, não sei dizer ao certo. O fato é que eu sempre fui assim.
Sempre fui de fazer amizades fáceis e perde-las com a mesma facilidade que fiz, por causa das minhas manias.
E uma outra mania que eu tenho é a de me machucar, só pra ter o que cutucar até sangrar. Eu pego a pinça de sobrancelha e fico pinicando as minhas pernas, igual uma louca. Sou doente pra fazer isso, não posso ficar 10 minutos sentada sem ter o que fazer que eu ataco as pernas. Por isso que me obrigo a passar o máximo de tempo com a cabeça ocupada, pensando em outras coisas. Mas daí eu penso demais e quando percebo estou com a fibro atacadíssima por causa do estresse.
Eu sei que isso pode parecer bem estranho, mas sou assim. E já até tentei mudar, mas não consegui, e olha que me esforcei bastante. Mas...
Por isso eu já aviso, se um dia eu passar por você na rua, caçando borboletas, não fique triste ou brava com isso. Esse é meu jeito de não ser grossa com quem não merece minha grosseria. Sinta-se privilegiado por eu querer manter a sua amizade.


sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Fazer o bem....

Sempre gostei muito de dor sangue, e os motivos eu não preciso nem explicar né mesmo?
Acho que além de um ato de amor ao próximo é também uma forma de me resguardar, pois nunca sei quando eu posso precisar também.
Como alguns de nós sabemos, a fibromialgia pode ser um impedimento para doar sangue, afinal tomamos muitas medicações que contra-indicam a doação.
Remédios como os antidepressivos tricíclicos e os anti convulsionantes como a pregabalina impedem a doação por no mínimo 30 dias após a suspensão do uso. E nem adianta querer ir lá doar e não comunicar o uso, pois você pode até não ser pego na mentira, mas vai prejudicar todo mundo que for receber esse sangue. E é muita gente!!! São 4 pessoas inocentes que irão receber o sangue do doador e que com certeza não estão com o organismo em condição de ter que lidar com a medicação presente no sangue recebido. Ao invés de ajudar, vai acabar atrapalhando e pode trazer consequências terríveis. Por isso, pense bem antes de ir.
Já para aqueles como eu, que abandonaram a medicação e que estão se virando como pode pra aguentar a dor, eu recomendo doar.
Vai lá!!! É de graça, não dói nada e ainda pode te dar um dia de descanso para que você possa fazer alguma coisa legal, como almoçar com um amigo, ou passear e fazer um piquinique num parque em plena terça feira ensolarada, depois da doação. Isso é possível por que toda empresa aceita até um atestado de doação por ano e você pode usar ele quando quiser (no dia que for doar, mas vc escolhe esse dia)
Se as pessoas soubessem os benefícios de doar sangue, iriam correndo aos hemocentro...
Nosso sangue é rico em ferro, que em excesso pode causar sérios danos a nossa saúde e uma ótima forma de evitar isso é com a doação regular de sangue.
Doar sangue também estimula a produção de glóbulos vermelhos e ajuda a regular o organismo.
Além disso, existem estudos que apontam a redução de peso e mesmo a diminuição no risco de câncer para quem doa.
E imagina a sensação de bem estar que vai te invadir após a doação, sabendo que ajudou outras pessoas?

Se existe um bom motivo pra doar sangue, esse bom motivo é o amor!
Amor a si mesmo e amor à alguém que você nunca conhecerá, mas que será eternamente grato à você!


quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Não foi preguiça...

Oi lindas e lindos,
Não foi por preguiça que não escrevi esses dias, foi por que a coisa apertou mesmo.
Vou ter que me mudar de onde moro e com isso o nível de estresse e consequentemente de dor, foi ao espaço. Estou sem o maridão por perto e tendo que correr atrás de tudo.
É casa nova pra procurar, é caminhão de mudança (de confiança) pra alugar, é casa pra embalar, é tanta coisa que no final eu quase endoido de tanto correr.
Prometo que não abandono o blog, mas vou fazendo aos poucos, pra não surtar de vez.
Ahhh, também andei tendo uns arranca rabo num grupo com um pessoal que acha ser dono da razão e que gosta de pentelhar a vida alheia. Isso também não está facilitando muito pra mim, pois como eu disse, estresse é = dor!

Ontem passei o dia todo andando atrás de casa, mas no final, voltei pra casa atual com as chaves da casa nova na mão. Agora é só dar uma ajeitada nela, passar uma tinta branca nas paredes (não entendo por que as pessoas insistem em colocar essas cores estranhas nas paredes internas da casa). E adivinha quem vai ter que fazer isso? o/
Como a grana está curta e eu não gosto de depender de ninguém pra nada, prefiro fazer eu mesma, do que ficar esperando ou ver as coisas acontecerem de forma diversa à que eu espero!
Não, isso não é pra mim. Eu sou do tipo que põe a mão na massa e que não está nem aí pra se vai ficar com a cara suja de tinta e os cabelos pintados de parede. rsrsr

Prometo que tiro fotos pra mostrar como vai a aventura da pintura.
Bjos de luz

Experiências...

Genteeee,
ontem eu achei uma receita de sabão e quando mostrei para a Márcia Magal e a Beth Santos (duas amigas e as adm's do grupo Saúde com Kefir) , elas sugeriram testar fazer com o kefir de leite pra ver como ficava.
Como eu adoro uma boa brincadeira de cientista maluca, adorei a ideia e hoje fui pra cozinha.
Vou passar os ingredientes e depois contar o passo a passo pra facilitar a vida de vocês!
Eu dei uma mudada na formula original pra se encaixar melhor nas minhas expectativas e não é que ficou muito bom?

*************Receita:*********
1 barra de sabão de coco ou sabão neutro picado
3 colheres de sabão em pó
3 colheres de detergente
1/2 sabonete dos mais baratos picado
200 ml de água fervente
200 ml de água bem gelada
100 ml de kefir de leite gelado (tirem os grãos, pelo amor de Deus)
170 ml de vinagre

1 colher de água sanitária (opcional para meia receita)

Coloque todos os secos no liquidificador e a água fervente. Ligue e deixe bater para derreter tudo. Você vai ver que o negócio vai espumar e subir e por isso vai jogar o vinagre aos poucos. Depois que tiver bem derretidinho, acrescente a água gelada. Quanto mais gelada melhor só não use gelo. A água gelada é necessária para homogenizar mais rápido a mistura (Na primeira tentativa eu fiz só com água quente e tive que ficar levando ao frezzer depois pra poder dar a textura).
Você vai perceber que quando esfria a mistura engrossa um pouquinho. Coloque o kefir e bata mais um pouco. Eu bati por mais ou menos 10 minutos depois que coloquei o kefir. Ahhh,na primeira tentativa, como eu usei a água toda fervente, o negócio ainda estava super quente quando coloquei o kefir e eu senti como se tivesse colocando um dos meus gatinhos pra cozinhar, foi terrível a sensação, até chorei de dó. Quando testei com a água gelada, percebi que fiquei mais tranquila na hora de colocoar o kefir, pois a mistura já tava mais morninha...
Enfim, vamos continuar?
Quando estiver mais grossa a mistura e você perceber que está bem misturada, é só colocar em um pote plástico quadrado e levar a geladeira. É importante que ele fique lá até solidificar, pois no começo ele fica parecendo uma gelatina.
Eu coloquei metade num pote e a outra metade eu bati com uma colher de água sanitária. E vou falar que na hora de lavar o liquidificador eu raspei o que sobrou e coloquei no meu paninho de pia. O bichinho, que já estava pedindo lixo, ficou alvinho. Amei o resultado!


Ahhh, pra avisar: Ele fica mais molinho que o sabão normal, por isso acho que precisa ser conservado em geladeira e na hora de usar (eu ainda não testei o meu) é bom colocar num porta sabão, pro caso dele ficar pastosinho.
Deixei um pedaço fora da geladeira pra ver como se comporta e daqui a pouco vou fazer janta e vou poder testar na louça.
Roupas eu vou lavar a semana que vem e quero testar também. Pela quantidade que rendeu, se limpar bem mesmo, eu vou economizar horrores de sabão.

domingo, 19 de fevereiro de 2017

Tecnologias e eu

Sou péssima com tecnologias.
Nunca fiz nenhum curso de informática que fosse além do ligar e desligar o computador e por isso não estranhem se o meu blog não for o, visualmente, mais bonito dentre os que já viu.
Eu não sei nem como mexer direito e tive que pedir ajuda à uma amiga pra conseguir até mesmo criar esse aqui e chegar onde cheguei com ele. kkkkkk
Eu estou tentando melhorar, juro que estou, mas é que é tão difícil tentar aprender coisas novas. A minha cabeça não ajuda muito e por mais que eu tente, ainda assim, não é tudo que eu fixo na memória.
As vezes é mais fácil lembrar o que eu estudei a vinte anos atrás do que lembrar o que eu aprendi ontem. Será que com mais alguém aqui acontece isso, ou sou só eu mesmo.
Será que é um sintoma da fibromialgia, ou apenas uma característica minha?
Nossa, como é ruim tentar aprender coisas novas e não conseguir!!!
Afffff...

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Aqueles dias...

Minha paciência sempre foi curta e limitada. E depois da fibro ficou ainda menor.
Não tenho saco pra gente chata. Não aturo gente hipócrita e odeio quem se vale de condição física pra se fazer de vítima. Mas tem um tipo pior de pessoas: as que querem ser juízas da vida alheia e decidir quem sim e quem não em tudo.
Eu faço das tripas coração pra tentar ter uma vidinha razoável com minha família. Engulo dor, aguento mal estar, seguro a onda pra poder levar a vida, reclamando o mínimo possível e vivendo o máximo que consigo. Tiro minutos (as vezes horas) pra escrever aqui e trazer textos que sejam mais que um festival de reclamação como vejo muitos por aí. Aqui todo mundo já tem dores suficientes pra querer ficar lendo sobre o sofrimento alheio! Nãooo... Meu blog é pra ser justamento o oposto disso.Reclamar, é claro que eu reclamo, mas não faço disso o meu mantra diário. 
Porém alguns confundem isso. 
Acham que só porque eu não fico aqui o dia inteiro chorando que estou com isso ou com aquilo, eu não sinto nada e que portanto não tenho o direito de falar que tenho fibromialgia. Como se fosse bonito ou legal ostentar a doença por aí. Ou talvez o único jeito de se ter a fibromialgia é lamentando e fazendo da orelha alheia pinico?
Quantas de vocês se levantam com chuva ou com sol e saem pra viver as suas vidas sem ficar se queixando ou se lamentando? Não é uma nem duas! 
Eu respeito quem decidiu viver para se lamentar, mas não sou assim e nunca serei, apenas para provar que tenho uma porcaria de uma doença que eu, honestamente, desejaria não ter. 
Essas pessoas que acham que o jeito certo de ter uma doença é o delas. Essas pessoas acreditam que são as únicas a sentirem dor, as únicas a terem problemas e as únicas que merecem solidariedade.
Quer saber quem são essas pessoas?  
Tente conversar 5 minutos com alguém assim e vai perceber que ela não quer dialogar, quer te superar. Elas sempre terão mais dores que você, mais problemas que você. A dívida delas sempre será maior que a sua, ou a lista de medicações será sempre "melhor".

Ouse dizer que não faz uso de nenhuma medicação e nossa... Como que alguém com fibro pode não tomar remédio? Ahhhh, então o que você tem não é fibromialgia, deve ser outra coisa!

Não, obrigada! Estou fora de gente assim na minha vida. 
Amizades assim estão longe de ser saudáveis e não valem o esforço para mante-las. 
Gente assim deprime, puxa pra baixo e faz com que nos igualemos. E eu tô fora!


Os benefícios do Kefir


Esse textão eu escrevi pro grupo Saúde com Kefir (facebook) da minha amiga Márcia Magal. E ilustra bem os benefícios do meu amado kefir. 

1ª parte:



Oieeee, já faz um tempão que eu não faço um rasante por aqui e deixo a Márcia doida. kkkkk
Enfim, vida corrida, rotina agitada e quase não sobra tempo pra nada. Mas hoje eu me dei uma folga (aproveitando que o maridão foi viajar e que se eu não quiser fazer comida, não tem problema), e passei só pra dizer mais uma vez aquilo que todo mundo aqui já sabe, mas que nunca é demais repetir. Passei pra contar pra vocês sobre NOVE benefícios comprovados do KEFIR. Isso mesmo, enquanto eu e você apenas saboreamos essa maravilha, tem um monte de cientistas malucos por aí investigando tudo, tudinho mesmo, pra que nós tenhamos cada vez mais orgulho dos nossos amiguinhos! 
Vamos lá conhecer um pouquinho mais sobre eles?


1. A Fantástica fabrica de... nutrientes!

Kefir é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou de cabra. Isso é feito através da adição de “sementes” de Kefir ao leite.

Durante um período de mais ou menos 24 horas, os micro-organismos nas sementes multiplicam-se e fermentam os açúcares no leite, transformando-o em kefir. Em seguida, as sementes são removidas do líquido podendo ser usadas novamente. Então, basicamente, o kefir é a bebida, mas as sementes de kefir são o "start kit" que você usa para produzir a bebida.

De origem de partes da Europa do Leste e Sudoeste da Ásia, o nome é derivado da palavra turca Keyif, que significa "sentir-se bem" depois de comer. As bactérias do ácido láctico transformam a lactose no leite em ácido láctico, assim o kefir possui gosto azedo como o iogurte, porém tem uma consistência mais fina.

Uma poção de 175ml de kefir de leite contém:

Proteína: 6 gramas.

Cálcio: 20% do VDR.

Fósforo: 20% do VDR.

Vitamina B12: 14% do VDR.

Riboflavina (B2): 19% do VDR.

Magnésio: 5% da VDR.

Uma boa quantidade de vitamina D.

Cerca de 100 calorias, 7 a 8 gramas de carboidratos e 3 a 6 gramas de gordura, dependendo do tipo de leite que é usado. O kefir também contém uma grande variedade de compostos bioativos, incluindo os ácidos orgânicos e peptídeos que contribuem para a saúde.

Versões sem leite de kefir podem ser feitas com água de coco, leite de coco e outros líquidos doces. Estes não têm o mesmo perfil de nutrientes como kefir à base de produtos lácteos.

Conclusão: Kefir é uma bebida de leite fermentada, rica em proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B.

Isso não é maravilhoso? Além de ser delicioso ele também pode ser muito saudável. Claro que tudo isso aí em cima vai depender de um ponto fundamental: o que você mistura no seu Kefir pra comer? Quanto mais natureba ele for, mais será benéfico pra sua saúde. Mas não se preocupe, você ainda pode bater ele de vez em quando com aquele suco de pozinho pra ficar igual aquele iogurte de marca famosa. Mas só de vez em quando, ok? 
Daqui a pouco eu volto com o 2º beneficio do Kefir.
Bjos de leite!

2ª parte:


Olha eu aqui com outros benefícios do nosso amadinho! O primeiro post ficou meio grandinho, por isso, achei melhor dividir em partes (não me comparem ao Jack por favor, essa piada já está batida!) 
Bom, mas deixa eu parar de enrolar, senão já já você foge, achando que sou maluca (tudo bem, eu assumo que não sou muito normal.)

2. Kefir é um probiótico mais poderoso do que o iogurte. E mais gostoso também!

Alguns micro-organismos (uí, descobri que pela regra ortográfica nova essa palavrinha aí ganhou o hífen. Será que só eu ainda não sabia?) podem ter efeitos benéficos para a saúde quando ingeridos. Conhecidos como probióticos, esses micro-organismos podem influenciar a saúde de várias maneiras, incluindo a digestão, controle de peso e saúde mental (vocês devem estar questionando essa parte agora, afinal como já disse eu não sou muito normal). O iogurte é o alimento probiótico melhor conhecido na dieta ocidental, mas, na verdade, o Kefir é uma fonte muito mais potente.

As sementes do kefir contêm cerca de 30 estirpes de bactérias e leveduras, tornando-se uma fonte de probióticos muito rica e diversificada. Outros produtos lácteos fermentados são feitos a partir de não tão numerosas estirpes, e não contêm quaisquer leveduras.

Conclusão: O kefir contém cerca de 30 micro-organismos diferentes, tornando-se uma fonte de probióticos mais potente do que outros produtos lácteos fermentados.

3. Propriedades antibacterianas potentes.

Alguns probióticos do kefir atuam contra infecções e isso inclui o probiótico Lactobacillus kefiri, que é exclusivo dele, e estudos mostram que este probiótico pode inibir o crescimento de várias bactérias, incluindo Salmonella, Helicobacter Pylori (famosa H. Pylori, que sempre ouvimos o pessoal que tem dor de estomago reclamar que o médico descobriu esse bichão no estomago), e E. coli (opa, essa aqui é perigosa, principalmente para crianças. Dá uma pesquisada na internet pra saber o quanto esse bichão microscópico pode fazer estrago!). O Kefiran, é um tipo de carboidrato presente no kefir, também possui propriedades antibacterianas (ele meio que funciona como uma vacina contra essa galera do mal, que tenta invadir nossos corpinhos diariamente).

Conclusão: Kefir contém o probiótico Lactobacillus kefiri, e o kefiran, os quais podem proteger contra bactérias nocivas.

4. Proteção da saúde óssea e redução do risco de osteoporose. Mulheres piram nessa informação!

A osteoporose (ossos "porosos") é caracterizada pela deterioração do tecido ósseo e é um enorme problema nos países ocidentais, sendo especialmente comum entre as mulheres idosas, dramaticamente aumentando o risco de fraturas.

Garantir uma ingestão adequada de cálcio é uma das maneiras mais eficazes para melhorar a saúde óssea e retardar a progressão da osteoporose.

O kefir feito a partir de produtos lácteos integrais não é apenas uma grande fonte de cálcio, mas também de vitamina K2, que desempenha um papel central no metabolismo do cálcio; sua suplementação pode reduzir o risco de fraturas até 81%. Como disse antes, isso depende do que você consome junto com o Kefir bonitinhas. Não adianta nada comer uma bacia de Kefir e depois tomar um balde de café preto, ok? O café é um roubador de cálcio e leva embora tudo que você consumiu. Vale buscar na net uma listinha de alimentos que costumar roubar esse cálcio precioso do nosso organismo, você vai se surpreender com alguns alimentos "inocentes".

Estudos recentes em animais mostraram que o kefir pode aumentar a absorção de cálcio pelas células ósseas. Isto leva a uma melhor densidade óssea, o que deve ajudar a prevenir fraturas. (manhê, olha aí o que eu te avisava e vc não ouvia, agora tá aí com o joelho moído a tôa!)

Conclusão: O kefir feito a partir de laticínios é uma excelente fonte de cálcio. Se produzido a partir de produtos lácteos sem a retirada da gordura, ele contém vitamina K2 com benefícios importantes para a saúde óssea. (leite integral, garotos e garotas, nada de semi ou desnatado! E pode comer sem culpa, pois a gordurinha a mais se transforma em vit. K2 e faz um bem danado!

Tá... Isso cresceu mais do que o previsto. Vou ali comer um kefir e volto daqui a pouco com os outros benefícios. É o tempo de cortar uma frutinha dentro e já volto. 
Bjos de Leite

3ª parte

Ufa, está acabando!
Só faltam cinco, e vou tentar empurrar tudo por aqui pra não fracionar demais o material, ok?
Vai valer a pena ler mais um pouquinho, pois eu garanto que no final você vai ficar ainda mais feliz com esses poderosos amiguinhos! Depois de descobrir tudo que eles podem fazer por nós, tenho certeza que você vai cuidar com ainda mais carinho deles!
5. Proteção contra o câncer (Proteção, ok? Não vai abandonar o tratamento médico por ter lido errado!)
O câncer é uma das causas principais de morte no mundo. Ele ocorre quando existe um crescimento descontrolado de células anormais no corpo, tal como um tumor.
Os probióticos em produtos lácteos fermentados são apontados como inibidores do crescimento tumoral, reduzindo a formação de compostos carcinogênicos, bem como estimulantes do sistema imunológico. Este papel protetor tem sido demonstrado em vários estudos em tubo de ensaio.
Um estudo descobriu que o extrato de kefir reduziu o número de células de câncer de mama humano em 56%, em comparação com apenas 14% quando usado extrato de iogurte. No entanto, precisamos tomar esta informação com cautela desde que ela está longe de ser comprovada em seres vivos. Mais uma vez eu aviso os desavisados que você pode complementar o tratamento médico, nunca substituir, ok? Vale consultar seu médico sempre que tiver em duvidas sobre se pode ou não consumir o Kefir. Ahhhhh, e alguns não sabem o que é e como funciona, então vale imprimir um explicativo pra entregar ao Dr. Quem sabe ele não se anima e te pede uma muda?
Conclusão: Alguns estudos em tubos de ensaio e em animais mostraram que o kefir pode inibir o crescimento de células cancerosas. Isto ainda não foi estudado em pessoas.
6. Os Probióticos podem ajudar em vários problemas digestivos
Os probióticos como o kefir podem ajudar a restaurar o equilíbrio de bactérias amigas no intestino e é por isso que eles são altamente eficazes para muitas formas de diarreia.
Há também uma grande quantidade de provas que os probióticos e alimentos probióticos podem ajudar em todos os tipos de problemas digestivos, incluindo a síndrome do intestino irritável (IIS), úlceras causadas por infecção por H. pylori, gastrite e vários outros . Por esta razão, o kefir pode ser útil se você tiver problemas de digestão.
Conclusão: Os probióticos como o kefir podem tratar várias formas de diarreia. Eles também podem levar a grandes melhorias em várias doenças do aparelho digestivo.
7. O kefir é geralmente bem tolerado por pessoas que são intolerantes à lactose
Laticínios regulares contêm um açúcar natural chamado lactose. Muitas pessoas, especialmente os adultos, são incapazes de quebrar e digerir a lactose corretamente. Esta condição é chamada de intolerância à lactose.
As bactérias lácticas em alimentos lácteos fermentados (como kefir e iogurte) tornam a lactose em ácido láctico, por isso, esses alimentos são muito mais baixos em lactose que o leite, e também contêm enzimas que podem ajudar a quebrar a lactose ainda mais.
Devido a isso, o kefir é geralmente bem tolerado por pessoas com intolerância à lactose, pelo menos, quando comparado ao leite normal. Mais uma vez vou lembrar que na duvida é bom consultar o médico! Nunca brinque com a sua saúde. O objetivo desse material é ajudar a conhecer melhor nossos amiguinhos e não estragar a saúde de ninguém, please!
Saiba também que é possível fazer kefir 100% livre de lactose, usando água de coco, suco de frutas ou qualquer outro fluido não lácteo (olha o kombuchá e o Kefir de água aqui. Não vai colocar o de leite que vai dar mer**... Ahhhh, e sempre que for fazer arte com os bonitinhos, deixe uma colonia de reserva, vai que dá errado.)
Conclusão: As bactérias lácticas já pré-digerem a lactose no kefir. Pessoas com intolerância à lactose, muitas vezes podem ingerir o kefir sem problemas.
8. Melhora dos sintomas de alergia e asma
As reações alérgicas são causadas por uma reação inflamatória contra substâncias ambientais inofensivas.
Pessoas com um sistema imunológico mais sensível são mais propensas a alergias, o que pode causar doenças como a asma.
Em estudos em animais, o kefir foi mostrado para suprimir as respostas inflamatórias relacionadas à alergia e asma. São necessários estudos em humanos para explorar melhor estes efeitos.
Você deve ter lido agora a pouco o que eu disse dele ser um antibactericida. Pois é, por isso que as infecções respiratórias diminuem bastante!
9. Fácil de fazer. (Esse eu nem precisava listar, mas... Sempre é bom lembrar mais uma vez!)
Se você não tem certeza sobre a qualidade do kefir comprado no comércio, então você pode facilmente fazê-lo em casa: E quando combinado com algumas frutas frescas, torna-se uma deliciosa sobremesa. (No Brasil, eu acho, ainda não é possivel compra-los pronto para o consumo. Mas esse alerta vale pra quem quer comprar as sementes nos sites que fazem fortuna com nossos lindinhos: Não compre Kefir!!! O Kefir bom é aquele que recebemos da doadora, em mãos ou por carta. É aquele que nos une numa página como a da nossa amada Márcia, que está sempre pronta a ajudar e acolher no que for preciso com relação ao KEFIR. Comprar nesses sites aí é a garantia de um produto de baixa qualidade e que pode ser até prejudicial, uma vez que para obter lucros, muitas vezes eles cultivam sementes em situações absurdas.)
Agora que já sabemos um pouquinho, convido vocês a me acompanharem num delicioso KEFIR geladinho com banana, maçã e granol. Alguém aceita?

Dica final:

Oieeee... Voltei só pra dar mais uma dica:

Você pode dar Kefir para seus pets comerem pelo menos uma vez por dia! Todos os benefícios que recebemos com o consumo de Kefir diariamente também se estende para os nossos peludos, que além de ficarem com uma saúde de ferro, ainda ficarão com os pelos cada dia mais fortes e sedosos, com uma queda bastante reduzida. Vale à pena dividir com quem amamos aquilo que nos faz bem! 

Muitas mudanças

Deixa eu explicar todas essas mudanças que o blog vem sofrendo. Estou tentando achar um visual que fique, além de bonito, harmônico pra quem vai ler. Algumas meninas reclamaram que estava difícil pra ler o blog no modelo anterior, e como o editor de textos é uma caixa branquinha, as vezes eu esqueço que pra quem vai ver as postagens a coisa não é igual.
Quero fazer daqui  um espaço agradável para a lindinhas e lindinhos que vem me visitar e a melhor maneira de fazer isso é testando e experimentando. Se você já tinha vindo aqui antes e se assustou com as mudanças, não precisa se preocupar, elas vão estar sempre acontecendo para melhorar cada dia mais o blog, mas na hora que eu perceber que deu certo e paro e não mudo mais, ok?
Bjokas de Luz para todo mundo que está me acompanhando nessa jornada divertida que tem sido escrever aqui. Vocês não tem ideia da dimensão da ajuda que tem sido focar minhas energias em um projeto como esse!

O kefir

Muita gente ainda não conhece essa maravilha. Alguns nunca nem ouviram falar e outros conhecem o seu iogurte, mas não pelo nome.
O Kefir é um probiótico natural que promove diversos benefícios a saúde de quem o consome. Ele ajuda nosso organismo a se reequilibrar e com isso vamos percebendo diversas mudanças benéficas, como normalização das funções intestinais, melhoras na pele, interrupção da queda de cabelo, etc. A gente sabe que a fibromialgia é terrível e acaba com a gente em vários níveis. Apresentamos tantos sintomas, tantos problemas, que as vezes é até difícil acompanhar com medicações e só vamos detonando ainda mais a nossa saúde com tantos remédios. Lógico que o Kefir não substitui eles, mas ajuda nosso corpo a reforçar as defesas e em alguns casos os remédios vão se tornando obsoletos com o tempo e o próprio médico acaba por retirar alguns deles, gradualmente.

Mas vamos lá, o que exatamente é o Kefir?
Kefir é uma bebida fermentada, tradicionalmente feita a partir de leite de vaca ou cabra. Isso é feito através da adição de sementes de kefir ao leite.

Durante um período de mais ou menos 24 horas, os micro-organismos nas sementes multiplicam-se e fermentam os açucares no leite, transformando-o em kefir. Em seguida, as sementes são removidas do liquido, podendo ser usadas novamente. Então basicamente o kefir é a bebida produzida e as sementes são os "start kit" que você usa para produzir a bebida.


De origem de partes da Europa do Leste e Sudoeste da Ásia (montanhas do Cáucaso), o nome é derivado da palavra turca Keyif, que significa "sentir-se bem" depois de comer. As bactérias do ácido láctico transformam a lactose no leite em ácido láctico, assim o kefir possui gosto azedo como o iogurte, porém tem uma consistência mais fina. Além da diferença na consistência, o kefir tem outras tantas diferenças do iogurte, entre elas a presença de uma quantidade mais alta de bactérias benéficas a nossa flora bacteriana natural. 

O kefir é sem sombra de dúvidas um produto maravilhoso, e eu poderia fazer um blog inteirinho sobre o assunto, mas eu perderia um tempão e ele não chegaria nem aos pés do que o feito pela minha amiga Márcia Magal. Lá vocês vão encontrar todas as informações que desejarem sobre o kefir. Vou colocar deixar o link aqui embaixo pra quem quiser ir dar uma olhadinha! Eu recomendo pois vale muito a pena.
Além disso a Márcia administra um grupo no face, o Saúde com Kefir, também vou colocar o link aí embaixo. Solicita entrada lá,  leia o material de orientação, aprenda a cultivar o Kefir e solicita o seu. Ah, lá você encontra uma lista de doadores, e sempre encontra alguém disposto a doar uma muda pra você começar a produzir o seu. Aliás, kefir bom é kefir doado, então não vai sair por aí pesquisando onde comprar o kefir, pois com certeza você acabará tendo problemas com essa galera que produz apenas com a intenção de vender. Comprar kefir na internet é roubada e você pode receber em casa uma colonia que foi cultivada sem as mínimas condições de higiene e que podem estar contaminadas por fungos e bactérias nocivas. No grupo a chance disso acontecer são pequenas, pois o pessoal lá cuida do kefir com carinho.  Num post mais pra frente eu vou compartilhar um texto que fiz pro Saúde com kefir, contando pra vocês tudo que o kefir pode fazer por nós!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Cozinhando com a Nani

Eu já falei que adoro gengibre e postei os benefícios dessa raiz que é quase um milagre da natureza.
O gengibre é muito versátil e vai bem desde receitas salgadas à doces, sempre dando um gostinho de quero mais na comida nossa do dia a dia.
Tem gente que até gosta dele também, mas acaba não usando pois acha que ele só serve pra fazer quentão. Então eu resolvi trazer pra vocês algumas receitinhas rápidas e fáceis de fazer com o gengibre e que eu já testei e aprovei. Preparem os aventais e bora pra cozinha sujar a colher de pau e queimar os dedinhos!

Frango salteado com gengibre

2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 cebola cortada em meia lua ou rodelas
3 cenouras cortadas em palito
3 dentes de alho bem amassados
500 g de peito de frango cortado em tiras finas
3 cm de raíz de gengibre ralado
1/2 xícara de vinho branco seco
1 colher de extrato de tomate
1 colher de sopa de açúcar mascavo
1 colher de sobremesa rasa de amido de milho
suco de duas laranjas
cebolinha picadinha

Aqueça o óleo numa wok, junte a cebola, a cenoura e o alho. Salteie em fogo bem forte por alguns minutos, até que a cenoura comece a ficar macia. Junte o frango e o gengibre. Frite por cerca de 10 minutos ou até que o frango fique douradinho.
Num outro recipiente misture o vinho, o extrato de tomate, o açúcar, o suco das laranjas e o amido de milho. Junte a mistura ao preparado da wok e deixe ferver bem até engrossar. Apague o fogo e  sirva com arroz branco. Polvilhe com a cebolinha picada, para dar aroma e cor ao prato.


Sopa de cenoura com gengibre

Essa sopa é divina e tem um sabor exótico que deixa qualquer um com vontade de comer mais um pouquinho. Eu gosto de colocar na sopa 1/2 copo de kefir de leite pra ela ficar ainda mais cremosa (vou postar aqui o que é o kefir pra vocês conhecerem os seus benefícios).

3 cenouras grandes
1 cebola média
1 batata média
1 pedaço de gengibre fresco cortadinho
Caldo de legumes ou galinha (1 cubo opcional)
1 fio de azeite
Coentro fresco picado (opcional)
1/2 copo de kefir opcional

Pique todos os legumes e leve ao fogo com aproximadamente 1 litro de água. Deixe cozinhar até ficarem bem macios. Acrescente o cubo de caldo de legumes ou galinha (se não usar o caldo, corrija o sal à gosto). Bata bem para ficar um creme e só no final acrescente o kefir para homogenizar. Sirva em tigelas altas com um fio de azeite por cima e com o coentro picadinho.




Suco de abacaxi com hortelã e gengibre 

Esse suco é maravilhoso pra desintoxicar o organismo, principalmente pra quem toma tanto remédio como a gente. Quando percebo que meu corpo não tá muito legal, eu corro pra fazer esse suco. Você vai perceber que depois que toma ele, em geral a produção de urina aumenta, pois ele ajuda  o corpo limpar as impurezas.

4 rodelas de abacaxi
6 folhas de hortelã
2 cm de raiz de gengibre
1/2 litro de água
açucar e gelo a gosto


Bata tudo no liquidificador e sirva gelado. Eu não recomendo peneirar pois as fibras do abacaxi são ótimas para o intestino.


Frango Tailandês 

1 peito de frango em cubos
2 colheres de sopa de óleo de girassol
1 cebola picada

1 colher de chá de curry
1 vidro pequeno de leite de coco
3 tomates
2 dentes de alho amassados
1 colher de chá de gengibre ralado
3 colher de sopa de shoyu 
Coentro picado a gosto
Suco de 1 laranja

Tempere o frango com um dente de alho, o gengibre e o shoyu. 
Numa wok refogue a cebola e o outro alho no óleo, junte o frango e frite até dourar. Junte os tomates levemente batidos (eu passo pelo processador com meia xícara de água) e deixe cozinhar. Por ultimo junte o leite de coco e só aí o curry. Deixe ferver por mais um minuto e desligue.
Sirva com arroz branco e salada tailandesa de manga com capim limão. 

Salada Tailandesa de Manga e capim limão. 

2 mangas mais pra verdes que pra maduras em cubinhos
5 folhas de capim limão picado 
1/2 xícara de coentro picado
2 cenouras raladas grosso
1/2 xícara de hortelã picado 
4 colheres de sopa de molho de peixe (encontrada em loja de artigos asiáticos)
1 pimenta dedo de moça sem sementes bem picadinha
1 dente de alho amassado com 1 colher de açúcar
1 colher de gengibre ralado no ralo fino
1 colher de óleo de gergelim
suco de 1/2 limão e raspas de limão 

Faça um molho com o suco de limão, o molho de peixe, a pimenta, o gengibre, o óleo de gergelim e o alho com açúcar.
Num bowl, misture as mangas picadas, a cenoura, o coentro, o capim limão, o hortelã e as raspas de limão. Jogue o molho por cima, misture bem e sirva. 


Fica simplesmente divino!



Façam e depois me contem como foi...

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Por falar em ervinha...

Falando em ervas, vou falar de uma bastante polêmica: a maconha.
Algumas meninas de um grupo que participo levantaram o assunto sobre o uso da maconha medicinal e o que as demais do grupo achavam a esse respeito.
Eu não vou usar de falso moralismo e falar que eu jamais usaria e todo aquele blábláblá que a gente tá acostumado à ouvir sem nem mesmo estudar sobre o assunto.
A verdade é que existem medicações extraídas dessa planta e que tem ajudado muitos pacientes de dor crônica e de outras tantas doenças degenerativas que causam muita dor. Inclusive eu assisti esses dias atrás, por indicação de uma leitora aqui do blog, o documentário "Ilegal - A vida não espera" (vou colocar o link aí em baixo pro caso de alguém se interessar). Esse filme trata justamente sobre isso e de como pode ser positivo o uso dessa medicação, desde que seja feita de forma correta e prescrita por um profissional que saiba o que está fazendo. Foi incrível ver a diferença no estado de saúde daquelas crianças depois que começaram a usar o CBD. É visível os efeitos que ele tem sobre o organismo.
Lá no grupo as meninas falaram que fumam e tal, e que conseguem um alivio bastante grande da dor.

Bom, eu vou contar aqui a minha experiência com a maconha nesse sentido e espero que as mais caretas me perdoem, mas podem continuar lendo que eu não farei nenhuma apologia a droga e no final vocês ainda vão poder tirar o maior sarro da minha cara, eu garanto!

Bom, eu estava com muita, mas muita dor mesmo e já tinha tentado de tudo que tinha em casa pra aliviar. Foi quando uma amiga falou que sabia como me ajudar e que eu esperasse um pouco que iria na casa dela buscar o que ajudava ela a sentir menos dor.
Fiquei debaixo do chuveiro quente esperando ela chegar, sem saber o que me esperava. A dor era insuportável, mas eu não queria voltar para o hospital.
Nessa época eu não tinha convênio médico e as filas de atendimento do único hospital da cidade onde morava eram absurdas, um dia antes eu tinha passado 8 horas esperando pra ser atendida pra no final o médico me dar uma injeção de profenid e dipirona ( só quem tem fibro entende o ridículo dessa prescrição, mas...). Enfim, voltando a amiga e sua solução misteriosa...
Ela enfim chegou com um montinho de mato seco e um papel. Como eu nunca tinha visto aquilo, fiquei ali, observando ela enrolar o baseado e imaginando como seria.
Ela acendeu, deu dois tragos e passou pra mim, ainda embaixo do chuveiro. Na época eu fumava cigarros, então achei que era só fumar como um cigarro normal. Tomei uma bronca, pois o processo era diferente.
O gosto pra mim era horrível, mas o desespero era maior. Continuei fumando.
De inicio senti um certo torpor, um alivio pras dores desesperadoras e imaginei que tivesse realmente encontrado a solução pro problema. O que eu não imaginava era o que viria a seguir.
Do nada o negócio foi revirando na minha barriga, comecei a sentir enjoo, dor de barriga, a cabeça zonza, a visão embaraçada, uma sensação de que iria cair a qualquer momento e de repente... BUM!!!
Eu literalmente explodi!
Não sabia se cagava, se vomitava ou se chorava de desespero!!! E o pior foi a amiga rindo da minha cara e mandando eu relaxar.
Como? Como se relaxa quando não se sabe pra que usar o vaso primeiro?
Se imagine numa casa onde só há um banheiro e ele está ocupado. Era assim que eu me sentia.
O desespero tomou conta de mim e me enfiei debaixo d'água sem me importar em quem iria limpar o banheiro depois (eu devia ter previsto que seria eu). Foi o que considero o pior dia da minha vida!!!
Quando finalmente comecei a me recuperar do trauma, foi vindo uma fome de doer na alma. Me enrolei na toalha e fui pra geladeira, com a pseudo-amiga me acompanhando de pertinho, pra ter certeza que eu não comeria um pedaço do meu próprio braço naquele momento.
Peguei a primeira cosia que vi pela frente, enfiei numa panela pra esquentar e mandei ver. Não contente joguei farinha e juntei com pão. Só no dia seguinte fui descobrir que a oitava maravilha da fome passada era na verdade o molho de tomate que eu tinha feito pro almoço de domingo. Ainda bem que não foi o mousse...
Bom, a moral disso é que eu peguei um trauma danado do negócio. Não posso nem sentir o cheiro que me dá até arrepio de nojo.
Limpar o banheiro dois dias depois, quando eu realmente me senti melhor, foi o que me fez acreditar que realmente não nasci pra isso.
E no final das contas, eu não sei nem dizer se a dor continuou ou não naquela noite ou no dia seguinte, pois minhas lembranças são muito vagas. O que eu me lembro é que depois de limpar o banheiro (unicamente por que só tinha eu pra fazer isso e ele estava sem a mínima condição de uso - Graças a Deus por eu ter ficado no chuveiro esperando por ela!) me joguei na cama e fiquei mais uns quinze dias com muita dor no corpo. Depois desses quinze dias acabei pagando pelo atendimento em um hospital particular que me cobrou até os 15cm de esparadrapo que usou pra prender o soro no meu braço, mas que foi o que realmente me ajudou a sair da crise.

Atualmente não critico quem opta por essa saída pra se ver livre da dor e acho que essa pessoas são verdadeiramente muito corajosas. Mas a mim não pega mais.
Talvez se um dia o Brasil liberar a medicação a base do CBD ou do THC e elas forem realmente efetivas no combate a dor e não tiverem os efeitos psicoativos da maconha, eu posso até vir a usa-los no tratamento. Mas a planta desidratada como é usada hoje, nunca mais.



https://www.youtube.com/watch?v=I-072T0enO4   - Link do documentário ILEGAL - a vida não espera. Vale muito a pena assistir e desconstruir alguns pré conceitos que formamos a respeito de assuntos como esse!

Ervinha boa

Conforme prometi numa outra postagem, eu estou colocando aqui algumas ervas medicinais que podem ajudar muito no tratamento da fibro e que, com a autorização do médico, podem ser bons substitutos para algumas medicações.
Lembrem-se que só quem pode mudar a medicação do paciente é o médico e que algumas dessas ervas podem interagir com a medicação, então o ideal é sempre procurar o seu médico antes de começar a tomar qualquer coisa que não faça parte do tratamento!
Assim como as medicações, as plantas devem ser usadas com moderação e não é indicado para uso continuo, sendo bom fazer intervalos entre o uso para que elas sejam eficazes.


Valeriana: Uma das primeiras plantas em que se pensa quando o assunto é acalmar pessoas ansiosas ou em ataques de pânico. É indicada em casos de neurastenia e crises nervosas de origem emocional. Pode ser usada como ansiolítico, anti-convulsionante na epilepsia e em casos de insônia. Também é muito boa como analgésico, sedativo e antiespasmódico. Em casos de cólicas menstruais e TPM também é um santo remédio. 

Mas, a valeriana tem uma série de contraindicações e também, pode agir como “estimulante” em algumas pessoas, por isso é bom ter cautela ao usa-la.
Gestantes não devem tomar, nem pessoas com sensibilidade excessiva à esta planta. Doses elevadas ou uso prolongado podem gerar situações como: agitação, cefaleia, dispepsias, vertigem, alterações na visão e audição, excitação mental, delírio, reações alérgicas cutâneas, alucinações, torpor, convulsões, morte por parada respiratória.
O que se recomenda é que se use por 7 dias, se alterne com outra, e assim, se reduza a possibilidade de reações adversas ou habituação do organismo.
Modo de usar: Na medicina popular são usadas as raízes da valeriana, como chá (infusão ou decocção) de 5 g de raiz seca ou 15 g de raiz fresca por litro de água, como vinho, 25 g de raiz macerada por 8 dias em 1 l de vinho branco, e de outras formas mais específicas como alcoolatura do pós de raízes, tintura mãe ou extrato fluído mas, para pormenores e forma de tomar, recomendo que você fale com um fitoterapeuta já que, as doses devem ser adequadas a cada indivíduo conforme a sua sensibilidade.   

Camomila: A camomila é uma das mais antigas plantas medicinais usada pelo homem como um remédio natural para aliviar várias doenças. Suas flores secas são ricas em flavonoides, que contribuem para as suas propriedades medicinais, como enfatizado pelos especialistas em um estudo sobre a camomila e os seus benefícios.
O modo mais conhecido para tomar a camomila é a preparação de um chá (infusão) de suas flores. Pouca gente sabe, mas a camomila vem sendo muito estudada e já foram comprovados ao menos 10 benefícios trazidos por essa plantinha mágica. Entre eles o mais conhecido é o efeito calmante dela, porém ela também é ótima para aliviar dores no estomago, para relaxar os músculos e aliviar tensões. Ela ajuda a combater gripes e resfriados e aumenta as defesas do organismo, pois atua ativamente no nosso sistema imunológico. Alivia as dores de cabeça, inclusive diminui a incidência de crises de enxaqueca e e também um excelente anti-inflamatório natural. E pode parecer mentira, mas até no diabetes tipo II ela dá uma mãozinha, basta tomar 3 xícaras do chá (sem açúcar, claro) todos os dias para notar uma melhora significativa nos índices glicêmicos. 
Modo de usar:  de 5 á 15 g de flores secas de camomila por litro de água fervente. Deixa descansar por 10 minutos abafado no bule e tomar ao longo do dia.

Gengibre: Esse eu amo de paixão!
O gengibre, Zingiber officinale, é uma erva usada há milênios na cura e como condimento.
É um poderoso anti-inflamatório, ajuda a digestão, alivia náuseas, atua na prevenção de gripes e resfriados, é analgésico e cardiotônico, mas não só. Enfim, o gengibre é uma planta que nos serve na saúde e na doença, nos faz sentir bem, de forma natural e sem esforço então, o melhor é se aprender a usá-lo, de maneiras diferentes, na cozinha e na vida.
Mastigar lasquinhas de gengibre é ótimo para acabar com as náuseas e o enjoo, além de dar um chega pra lá na indigestão. Ele ajuda a reduzir o colesterol e a abaixar a glicemia (é bom fazer um controle mais cuidadoso, pois ele tende a baixar bastante a glicemia em pacientes insulino dependentes). O chá de gengibre é maravilhoso para tratar gripes e resfriados, além ajudar a eliminar o catarro e aliviar a tosse. O cara é o máximo até quando p assunto são as úlceras e a gastrite. 

A melhor maneira de consumir o gengibre é em chás ou na comida, encorporando ele no dia a dia da sua cozinha. Além de ser excelente pra saúde é um tempero maravilhoso pra comida e dá aquele toque de sabor que você queria para os seus pratos. O ideal é que se consuma até 10 g de gengibre ao dia, para que seus efeitos sejam percebidos no organismo. 

Ahhhh, detalhe: por ser termogênico ele ajuda a emagrecer e ficar com aquele corpão lindo que você tanto deseja!

Erva cidreira: também conhecida como melissa é uma plantinha bem resistente que dá em qualquer lugar, basta ter bastante luminosidade, água fresca e um pouquinho de cuidado. É uma plantinha que resiste bem, até mesmo a variações de temperatura e que se deixar vira uma moita enoooorme. Tem flores delicadas e perfumadas, e seu chá é maravilhoso pra várias coisas também!
As folhas da melissa podem ser usadas, frescas ou secas, para vários incômodos: insônia, ansiedade, tensão muscular ou nervosa, dispepsia (dificuldade de digerir coisas ou emoções) são os usos mais divulgados e comprovados, também.
A melhor época para colher a melissa é no verão, antes dela florescer, pois é nesse momento que ela concentra maior quantidade de óleos essenciais e princípios ativos. Você pode colher nesse momento e desidratar para usar o ano todo. Para secar as folhas basta você coloca-las em um local fresco e ventilado, sem amontoar as folhas (deixa soltinhas) ou cortar um galho grande e pendurar ( eu prefiro essa técnica).
Modo de usar: Infusão (chá) - para um litro de água fervente colocar aproximadamente 20 g de folhas secas. Deixar descansar abafado. Tomar de três a quatro xícaras durante o dia.


Capim santo: Outro queridinho meu, que não pode faltar aqui em casa e que até meu cachorro come!
O capim-santoCymbopogon citratus, é primo da citronela, Cymbopogon nardus e Cymbopogon winterianus mas, não deve ser confundido com esta. O capim-santo é comestível, a citronela, não. Porém, saiba que o capim-santo tem uma grande variedade de nomes regionais então, procure-o pelo nome científico para não ter erro. O cara é tão bom, mas tão bom que na Tailândia se costuma usar folhas de capim-santo, picadinhas, em refogados e saladas, fora o chá, que é tradicional. Ele têm propriedades febrífugas, sudoríficas, analgésicas, calmantes, anti-depressivas, diuréticas e expectorantes, além de ser bactericida, hepatoprotetora, antiespasmódica, estimulante da circulação periférica, estimulante estomacal e da lactação.

O óleo essencial do capim-santo é um dos indicados para tratar problemas nervosos como ansiedade e depressão, Mas é bom ter cuidado com ele, pois eu já vi marmanjo ser derrubado por algumas gotinhas a mais do óleo essencial na massagem. 

Modo de usar: Você precisará de duas colheres bem cheias de folhas picadas, frescas, para preparar 1 litro de chá forte. Ferva a água, coloque as folhas, tampe o recipiente e desligue o fogo. Após 10 minutos, coe as folhas e tome, puro ou diluído. Aqui também é bom evitar exageros. No máximo 3 xícaras por dia são o suficiente. Mais do que isso pode te deixar letárgico e não aumentar em nada os poderes curativos da planta. 


Por hoje acho que já deu! 
Essas queridas plantinhas são as minhas preferidas, mas depois eu posto outras pra vocês. 
Como eu já disse antes, é sempre bom procurar o médico antes de começar a usar as ervas e sempre fazer isso com a orientação de quem manja do assunto. Elas podem parecer bobas e inofensivas, mas lembre-se que a maioria dos remédios que tomamos foram sintetizados de alguma delas e que elas podem sim interferir na ação da medicação da farmácia. 
Seja responsável, ok?