sexta-feira, 21 de abril de 2017

Tudo posso na comida que me fortalece!

Eu já falei aqui que adoro comer porcarias e que não me vejo sem um pãozinho (cheio de glúten) ou um bom brigadeiro, ou qualquer outra dessas coisas que cansamos de ver por aí que nos faz extremamente mal.
Sou da opinião de que já sofro o suficiente com as dores, para ainda ter que me privar das coisas que eu gosto de comer.
Lógico que não dá pra viver de pão e chocolate,  e por isso eu descobri que o segredo do sucesso é o equilíbrio.
Um grão que tem me ajudado bastante nessa minha filosofia do tudo posso na comida que me fortalece, é a chia.
Depois que passei a salpicar a comida com pelo menos uma colher de sobremesa de chia, eu percebi que minhas idas ao banheiro se tornaram bem mais tranquilas. Outra coisa que me fez bem desde que comecei a comer é a granola (dessas de pacotinho vendidas no mercado). Além de ser um lanchinho gostoso, ainda nos ajuda a reduzir a ansiedade alimentar, e como eu como ela pura, como se fosse um snack, acabo que sinto menos fome, pois ela exige um esforcinho maior para mastigar.
Como todos nós sabemos, alguns remédios podem nos deixar inchadas, acima do peso e fazer com que nossa auto-estima desça pelo ralo. Mas se a gente conseguir agregar valor nutricional as coisas gostosas, podemos comer sem a culpa de acreditar que aquele alimento será o responsável pelos quilinhos à mais no final do mês.
Por isso eu resolvi postar aqui alguns alimentos que além de deliciosos são muito benéficos pra saúde e que podem nos ajudar muito nos momentos de desejo por coisas diferentes. Ahhhh, e esquece aquela mania que temos de só comer coisas diferentes nos finais de semana ou em ocasiões especiais. Comida não é recompensa e essa visão errada da comida é que acaba causando frustrações e nos leva a comer mais do que gostaríamos.
Vamos lá?


Bananada de chocolate

6 bananas nanica bem maduras
2 colheres de chocolate em pó (50% cacau)
1 colher de sopa rasade açúcar.

Leve as bananas descascadas e picadas com o açúcar ao fogo. Deixe cozinhar bem, até que vire uma pasta homogênea e que esteja com ponto de brigadeiro (quando você passa a colher e vê o fundinho da panela). Acrescente o chocolate e continue mexendo com o fogo baixo por mais um minuto ou dois. Desligue o fogo, transfira a massa para um prato untado e deixe esfriar por pelo menos 4 horas.
Faça bolinhas como brigadeiro e passe no chocolate em pó.
Fica um brigadeiro maravilhoso!!! Vale a pena ter na geladeira para as horas de loucura!


Compota de maçã e canela.

3 maçãs fuji médias sem casca cortadas em cubinhos pequenos
1 colher de sopa de suco de limão
2 colheres de açúcar
canela em pó ( à gosto)

Leve todos os ingredientes ao fogo e vá pingando água aos poucos para ajudar no cozimento. A maçã pode demorar um pouquinho pra ficar bem macia, mas não vai se desmanchar completamente a menos que você passe pelo liquidificador (eu prefiro bem pedaçuda). Para ficar bem cremoso você pode amassar alguns pedaços com o garfo e colocar uma colher de chá de maisena em três dedos de água, acrescentar a panela e deixar engrossar.
Essa compota eu coloco dentro da massa de pastel de forno e como no lanche. A maçã é uma fruta excelente e por seu sabor doce pode substituir os doces industrializados
*Para as viciadas na torta de maçã do Mc é só passar a massa do pastel de forno pela clara de ovo batida ou trocar a massa de pastel por massa folhada e fritar. Fica muito parecida e você come o quanto quiser.







Nenhum comentário:

Postar um comentário